domingo, 9 de maio de 2010

Missão Salvista de Itaperuna - RJ

Casa Apostólica Nossa Senhora das Graças


Temos no estado do Rio de Janeiro uma casa apostólica, na cidade de Itaperuna, onde somos responsáveis por uma obra social.
A Associação Patronato PE Humberto Lindelauf, mais conhecida por Patronato ou Casa PE Humberto, foi planejada e sonhada por um sacerdote alemão (Padre Humberto Lindelauf), nascido na cidade de Aachen, em 18 de Junho de 1910, que recém chegado ao Brasil em 1947, idealizou e construiu grandes obras nessa cidade de Itaperuna, onde era pároco na Paróquia de são José do Avahy, mas que infelizmente não pode ver seu novo projeto se realizar, pois veio a falecer 1 ano antes da fundação da Casa, em 09/10/1969.
O Patronato é um abrigo só para meninos de 0 a 12 anos incompletos, fundado em 20 de setembro de 1970, que já chegou a abrigar mais de 60 meninos. Com a chegada das irmãs em 04/2003, algumas alterações foram feitas no abrigo, respondendo assim a nova legislação estabelecida pelo ECA.
Hoje o abrigo trabalha com o projeto Casa-lar, que traz as crianças mais humanização e maior qualidade no atendimento. Cada casa abriga até 10 meninos sob a responsabilidade de uma funcionária, que é chamada de mãe social. A Instituição se mantém com o auxílio de convênio com a Prefeitura Municipal; uma ajuda mensal da Paróquia São José do Avahy, através do dízimo na sua dimensão social e a colaboração da comunidade Itaperunense, através de suas doações.
Estamos em 4 Irmãs, nessa missão: Ir Maria de Fátima Lins (presidente do abrigo e priora da casa), Ir Tatiana, Ir Monica e Ir Fátima Freitas.
Além do abrigo, desenvolvemos outros projetos, um deles se chama: Projeto Resgate, que atende crianças e/ou adolescentes que sofreram abuso e/ou violência sexual.
Nesse projeto atendemos não somente as vítimas, mas também damos suporte as suas famílias através de atendimento psicológico, atendimento com assistente social e uma advogada.
Em Março tivemos uma manhã de conscientização que ocorreu no centro da cidade onde foram abordados motoristas e transeuntes, conscientizando-os do tema e da importância da denuncia que pode ser anônima.
Ainda temos outro projeto no ‘forno’: Projeto de Reforço Escolar, que atenderá crianças carentes da comunidade, dando aulas de reforço escolar, educação física e artesanato.